O Lipedema é uma doença que se caracteriza por um acúmulo de gordura localizada incomum, desproporcional e doloroso.

Esta gordura é resistente à dietas e exercícios físicos.

      O tratamento para esta condição se da através da equipe multidisciplinar com profissionais capacitados. Nutrição, fisioterapia, atividade física, medicina integrativa e muita empatia.

      Em alguns casos intervenções cirúrgicas são recomendadas. No entanto, você pode começar a tratar hoje e ver melhoras nos sintomas em poucas semanas.

 

Médico de Família

      O médico de Família e Comunidade e seu papel no cuidado de pacientes com Lipedema.

 

      O Médico de Família e Comunidade é aquele que se especializou em cuidar de pessoas; independente da idade, sexo ou tipo de problema que ela tem. Ou seja, não são especializados em órgão ou doenças, mas, sim, ESPECIALISTAS EM GENTE!!! 

      Na Medicina de Família e Comunidade a pessoa é vista como um TODO, e não reduzida à doença ou aos seus sintomas. São levados em conta nessa consulta, além de suas queixas, sentimentos e expectativas, as melhores evidências científicas, contexto familiar e social, que auxiliam no cuidado para que as recomendações e tratamentos sejam personalizados e adequados para aquele indivíduo. 

 

      Assim, para nossas pacientes de Lipedema podemos otimizar e individualizar ainda mais seu tratamento. Escutamos suas queixas principais e enxergamos além da doença; realizando o acompanhamento longitudinal dessa pacinete, equilibrando e melhorando sua qualidade de vida.

 

      Dessa forma, a paciente pode optar pelo tratamento conservador ou cirúrgico sabendo que irá obter os melhores resultados, pois seu corpo está recebendo o melhor cuidado integralmente.

Estefania Cintra

Médica

Associação Brasileira de Pacientes com Lipedema - ABRALI

Todos os direitos reservados. Março 2020