Dentro do tratamento conservador, a nutrição e atividade física adequada são, como em muitas doenças, a base do tratamento. Uma das grandes dúvidas dos pacientes com lipedema são sobre alimentação e atividade física. Como a doença ainda não é muito disseminada entre os próprios profissionais da saúde, os pacientes sofrem com dietas ineficazes e são desacreditados por falta de resultados.

O Lipedema é caracterizado com um acúmulo de gordura desproporcional é altamente inflamatório. Por isso a dieta anti- inflamatória é a mais indicada para as pacientes.
Ao retirar os fatores inflamatórios, além de mudanças estéticas os pacientes apresentam grandes melhoras nos sintomas.

Alguns estudos apontam também a dieta cetogênica, entretanto ela não traz benefícios aos sintomas e caracteriza- se por grandes restrições alimentares. Outro grande desafio para os pacientes é a prática de atividade física. Com dores, muitos pacientes sentem dificuldade em práticas de exercício de força. Dentre os estudos já realizados, a hidroginástica e natação apresentam ótimos resultados, pois promove tração na água sem impacto, sendo um ótimo exercício para os pacientes que apresentam desconforto.

Com a evolução da dieta e melhora nos sintomas, os pacientes podem realizar exercícios de resistência como musculação, funcional, entre outros.  Esta modalidade de exercício, demonstra ótimos resultados em relação a gordura não lipedema resultando em melhoras estéticas. A gordura lipedema tarda um pouco mais para surtir efeitos, mas com treinamento regular, também demonstra diminuição do diâmetro.

Outras condições estão associadas ao lipedema, como resistência à insulina, disbiose intestinal, intolerâncias alimentares, retenção de líquido, perda de massa muscular progressiva, baixa imunidade e falta de energia vital. Mais uma vez a dieta e atividade física adequadas promovem o tratamento não medicamentoso dessas condições. Devolvendo a sensação de bem estar físico e emocional as pacientes e proporcionando um novo estilo de vida.
Em nosso instagram, trazemos dicas sobre alimentação, atividade física e receitas. Nos acompanhe e fique por dentro de todas as atualizações.

Izabelle Jade Cavalari Albuquerque

Nutricionista