Dentre as doenças mais confundidas com lipedema estão:  OBESIDADE    e     LINFEDEMA

Obesidade

A obesidade também é um acumulo de gordura, no entanto é algo proporcional ao restante do corpo, a pessoa obesa ela terá gordura em excesso no corpo todo, diferente das pacientes com lipedema que apresentando essa gordura acumulada e desproporcional ao restante do corpo. Paciente obesas eliminam peso de forma favorável com dietas e atividades físicas, o que não acontece com tanta facilidade com portadoras de lipedema, pois elas apresentam uma gordura que não responde tanto a essas práticas.

No entanto é importante destacar que muitas mulheres com lipedema também são obesas, uma vez que se gera um ciclo de difícil controle. Pois temos a paciente que não tem resultados tão positivos com a dieta, que apresentam uma limitação física pela doença e além disso possuem um fator psicológico afeado, sendo um quadro muito favorável para um sedentarismo e compulsão alimentar. Por isso temos que ter atenção, pois uma doença acaba desencadeando a outra, e isso sem dúvida torna o diagnóstico e o tratamento mais difícil.

Há uma questão muito interessante e curiosa para lipedema: Emagrecendo não há grandes variações na gordura doente, no entanto ganhando peso, há uma progressão clara da doença.

Lipedema não é obesidade

Cuidado, porque uma doença está ligada a outra

Linfedema

Os  nomes são muito parecidos e isso gera muita confusão, mas o linfedema é um excesso de liquido, de linfa, diferente do lipedema que é um excesso de gordura; abaixo algumas dicas de como diferenciar as doenças.