O diagnóstico da doença é clínico, isso significa que não há nenhum exame necessário para chegar ao diagnóstico correto. Existem sim alguns exames que profissionais pedem para auxiliar na confirmação da doença, como exames de imagens, linfo cintilografia, para excluir o linfedema por exemplo, bioimpedância, entre outros exames. 

        Ressalvo que é uma doença que não necessita de exames de imagem ou laboratoriais para concluir o diagnóstico.

      Esse fator é uma das grandes questões que torna essa doença tão subdiagnosticada, pois cada vez mais nos deparamos com profissionais da saúde dependentes de exames e com menos interesse em ouvir ou examinar seus pacientes. Mas para  lipedema é isso que precisamos, de uma boa relação médico-paciente, pois a paciente relata exatamente o que sente, e em sua grande maioria, traz como queixa as seguintes características:

                Sensibilidade aguçada

                Dor

                Presença de gordura desproporcional

                Dificuldade em se vestir

                Dietas frustradas

                Dificuldade em praticar atividades físicas habituais;

                Fragilidade capilar ( presença de hematomas com facilidade)

                Piora progressiva

                Auto estima fragilizada

      Esses e outros sinais e sintomas são ditos e vistos durante uma consulta médica. Portanto não há nenhuma especialidade certa para dar esse diagnóstico. Concordo porém, que na grande maioria o médicos cirurgiões vasculares são a porta de entrada pra essas pacientes, pois elas se vêm com dor em membros, presença de edema e grande fragilidade capilar, e portanto no primeiro momento o profissional que passa em sua mente é mesmo o vascular. 

!

Vale ressaltar que qualquer profissional da saúde deveria estar habilitado para o diagnóstico, pois como foi falado, ele é exclusivamente clínico, exigindo então atenção às palavras da paciente e um bom exame físico para notar a presença desse acúmulo de gordura.

Associação Brasileira de Pacientes com Lipedema - ABRALI

Todos os direitos reservados. Março 2020